top of page
  • Foto do escritorNina Parreiras

LEGACY OF KAIN x TOMB RAIDER LEGEND

 |

Desde os primeiros boatos a respeito do novo jogo da série Tomb Raider houve um enorme alvoroço por parte dos fãs de Legacy of Kain. Depois do fracasso absoluto do jogo anterior Tomb Raider : Angel of Darkness, a Eidos Interactive convocou nada mais, nada menos que a equipe completa de designers da Crystal Dynamics responsável por Legacy of Kain : Defiance, para a execução do novo jogo, intitulado então Tomb Raider : Legend.

O jogo prometia. Toda a equipe da CD havia sido chamada, desde os programadores, diretores de arte; e se duvidar até quem preparava o café. A produção começou em novembro de 2003, quando surgiram as primeiras noticias. Quando vazaram na Internet as primeiras imagens da heroína Lara Croft em abril de 2005, ninguém duvidou da qualidade já conhecida pela equipe de Legacy of Kain. O game iria arrasar.

Durante todo esse tempo, trailers e imagens iam sendo divulgadas, nos trailers já pude ver a qualidade e muita semelhança com Legacy of Kain Defiance. Em Abril a Eidos liberou o DEMO do jogo, com praticamente a primeira fase inteira do game. Estava disponível em diversos sites, no dia 04 de abril baixei.

Tudo correu bem durante o download de algumas horas ( são 509 MB !! ) e instalação. Nem acreditava que estava diante do menu de Tomb Raider Legend, antes disso já me surpreendi com a qualidade do gráfico, edição e música na apresentação do jogo. A partir dali já dava para ter uma noção de quão agitado seria o jogo. Passei um tempo configurando os controles do jogo, vendo as opções de configurações gerais, tudo parecia ok.

Lara está se divertindo escalando uma montanha da Bolívia enquanto conversa com Zip. Assim que o filme acaba, ela encontra-se em meio à uma bela paisagem, com cachoeiras e vaga-lumes. Logo tratei de explorar o local e obviamente estudar seus movimentos. Logo de cara já achei o jogo bem dinâmico, nos saltos a distância que ela dá, os movimentos são muito reais, ora ela se segura apenas com uma das mãos e se vc não acionar a outra, ela cái por falta de apoio e força. O cenário está perfeito, a iluminação e a proporção dos objetos estão OK. Logo alí no começo, vc vai recebendo na tela as dicas dos comandos a serem usados.

Lara faz movimentos que antes não fazia: ao subir um cipó por exemplo, ela pode pular para outro, de lado, meio que na horizontal. Pode passar de uma beirada para outra, mesmo se esta outra estiver acima dela ou atrás. Ao atirar contra os inimigos, ela pode pular sobre eles e dar combos enquanto atira no ar. Tem alguns outros, mas só quem joga mesmo a série entenderia da importância desses novos movimentos. Porém há um deles que é absolutamente impressionante. Lara pode mover-se em barras simétricas, como aquelas de ginástica olímpica. Então ela toma impulso, sobe na barra e faz o mesmo movimento para pegar impulso e girar, até já ter velocidade para pular para uma próxima e continuar a girar. Outra coisa que me chamou a atenção, foi enquanto ela está dentro da água. É perfeito !!! Além dos movimentos, curti o gráfico.

Dois dias depois comprei o jogo que já estava a venda nos shoppings coreanos. Pude constatar agora de vez, todas as qualidades do game. Preciso comentar porém ( vocês deviam estar se perguntando do porquê de falar tanto de Tomb Raider num blog sobre Legacy of Kain ). Desde o começo do jogo, tanto nos gráficos, quanto na jogabilidade, reconheci nitidamente os movimentos e cenários de Legacy of Kain Defiance e Legacy of Kain Soul Reaver 2.

Nesses dois jogos os cenários são os vales de Nosgoth, as trilhas por entre montanhas, ora com rios cortando o caminho ou lagos. Lembro que quando joguei Soul Reaver 2 fiquei impressionada com a riqueza nos detalhes da natureza, iluminação e proporção dos objetos num cenário geral. Logo no início de Legend reconheci esses mesmos itens tão marcantes em SR2. seria a mesma coisa se trocasse Lara Croft por Raziel, e vice-versa. Aliás, falando nesses dois personagens, não poderia deixar de citar a mecânica dos movimentos de Lara Croft e a câmera do jogo. Em fóruns sobre o jogo e na comunidade brasileira no orkut, discutiu-se demais essa câmera e o movimento dela, sendo diversas vezes comparado aos movimentos de Raziel e a câmera em Defiance. Muitos criticaram, mas não foi nenhuma avalanche comparada às criticas recebidas na época do lançamento de Defiance quanto à câmera. Certamente a equipe da Crystal Dynamics aprendeu com aquele jogo. A câmera de Tomb Raider Legend não tem bugs como os de Defiance, onde atrapalhava às vezes 100% da jogabilidade.

Os objetos mecânicos e móveis ( caixas ) lembram muito os de Legacy of Kain, as texturas dos modelos em 3D, alguns movimentos debaixo da água, iluminação, até mesmo a música !! Gestos enquanto dialogam, posição da câmera, e dimensões dos cenários ( às vezes exageradamente gigantes ) também lembram. Uma fase de Legend que lembra mais ainda Legacy of Kain Defiance e Soul Reaver 2 é Croft Manor ( Mansão Croft ). Nela, uma espécie de local para treino e captação de itens bônus, Lara sequer usa armas, tem somente que explorar a mansão, permitindo o abandono da fase e continuidade normal do jogo. Reconheci imediatamente Stronghold, quando Raziel caminha pelos corredores, passando de sala em sala, abrindo aquelas enormes portas maciças. Até os vitrais da casa achei semelhantes. Porém a maior de todas as semelhanças ainda estava por vir.

Em toda a jornada de Lara, ela junta fragmentos da lendária espada Excalibur, aquela do Rei Arthur. No final do jogo, ela consegue juntar os pedaços ( como naquela cena em que a espada está quebrada sobre o tumulo do Rei William – O Justo ). Ela junta os pedaços e a espada se auto-forja, ficando novamente inteira. E não é que Lara Croft teria em mãos a Excalibur e poderia usá-la como arma !? MUITO IGUAL à Soul Reaver, o mecanismo de uso dela, é muito igual. Para quem é doente por Legacy of Kain, são emoções muito fortes.

Mais e mais e mais e mais emoções …

Como se não bastasse Lara Croft empunhar a Excalibur, semana passada, enquanto vasculhava a Internet em busca de imagens do jogo ( já havia zerado ele ), vi que já estavam disponíveis os cheats para diversas plataformas, incluindo PC. Estava lendo os cheats para ver se havia alguma coisa extraordinária, porém bati o olho no último deles. Praticamente desmaiei. O jogo é cheio de itens bônus a serem desbloqueados, dependendo da fase completada, ou da porcentagem alcançada, itens no menu bônus iam sendo disponibilizados. Finalizando o jogo com todos os itens pegos ( 100% ), e com todos os time-trials, simplesmente, você desbloqueia a Soul Reaver !!! Eu enfartei !!!

Não zerei o jogo com 100% não. Como já havia terminado, baixei então o arquivo de jogos salvos e instalei. Logo ao carregar o jogo recebo a mensagem de que o jogo foi finalizado com 100% mas ainda não terminei os time trials. Na Internet as pessoas mal sabem que há essa possibilidade de desbloquear a Soul Reaver. Pesquisando em fóruns, achei porém apenas 1 imagem, só que a espada está com Amanda Evert, a vilã do jogo ( Kain iria amá-la ).

Pesquisando em um site especializado em Tomb Raider ( http://www.tombraiderchronicles.com ), na biografia de Amanda, há o seguinte parágrafo: ” Quando os jogadores completam Tomb Raider Legend, eles poderão jogar através do game usando o modelo de Amanda “. Tendo em vista esse comentário, dá para entender algumas imagens espalhadas pela Net de Amanda.

Hoje escrevi para o site Tomb Raider Chronicles ( endereço acima ) sobre isso, e pedi imagens da espada no jogo. Estou muito curiosa e inquieta. Se vocês tiverem alguma notícia, fotos e tudo mais, me mandem. Enquanto isso tentarei desbloquear esse cheat..

Beijos, Nina ” The Reaver “.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page