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  • Foto do escritorNina Parreiras

Conheça a história da franquia de Legacy of Kain

Muitas pessoas estão chegando agora, afinal estamos divulgando mais The Reaver em outras contas sociais e acaba sempre gerando uma curiosidade. “Mas que raios é Legacy of Kain, Soul Reaver e toda essa papagaiada?” Conheça a Conheça a história da franquia de Legacy of Kain.

Imagem de Raziel e Kain lutando contra vampiros

Vou tentar resumir aqui um pouco de tudo, sem entrar em detalhe dos jogos. Senta, que o texto será longo. 😉


Legacy of Kain é uma franquia de jogos de ação e aventura de fantasia sombria, principalmente desenvolvida pela Crystal Dynamics e anteriormente publicada pela Eidos Interactive. A franquia é composta de cinco jogos. Dois deles, chamados Legacy of Kain: Soul Reaver, cujo enredo gira em torno do personagem Raziel; outros dois jogos, chamados Blood Omen: Legacy of Kain, têm o enredo ao redor do personagem Kain; e por fim um quinto jogo chamado Legacy of Kain: Defiance que traz os dois personagens, permitindo que a cada capítulo, joguemos com ambos intercaladamente.


Mídias físicas dos cinco jogos de Legacy of Kain sobre fundo claro
Capas dos Jogos | Fonte: Instagram @monoantropoide

Embora Soul Reaver com foco em Raziel seja o mais conhecido de todos, a história começou milênios antes deste vampiro nascer, com Blood Omen onde Kain é retratado, desde quando era humano e tornou-se vampiro, antes de se tornar um tirano e “acabar” com Nosgoth.


Imagem promocional de Blood Omen: Legacy of Kain
Imagem promocional de Blood Omen: Legacy of Kain

Lançado em 1996, Blood Omen: Legacy of Kain é o primeiro jogo da série. Nele, você assume o papel de Kain, um nobre assassinado que se torna um vampiro e busca vingança contra seus assassinos. Diferente dos outros da série, o jogo apresenta uma visão de cima para baixo e combina elementos de ação e RPG. A história se desenrola no mundo gótico de Nosgoth, repleto de intrigas, magia e violência.



Legacy of Kain: Soul Reaver foi lançado 3 anos depois, em 1999. Neste jogo, você assume o papel de Raziel, um vampiro traído por Kain, então já general e com força e poderes evoluídos. Após ser executado, Raziel retorna como um espectro em busca de vingança. O jogo apresenta uma jogabilidade em terceira pessoa, com exploração, combate e quebra-cabeças. Sua sequência, Legacy of Kain: Soul Reaver 2, foi lançada em 2001. Continuando a história de Raziel, o jogo explora ainda mais o mundo de Nosgoth, revelando segredos antigos e aprofundando a mitologia da série. O jogo apresenta o conceito de viagens no tempo.


Ambos Soul Reaver trouxeram uma inovação tecnológica para os games que pouco fala-se a respeito: o conceito de dois jogos modelados distintos correndo paralelamente, onde Raziel poderia transitar a hora que quisesse entre os dois. Um seria o plano material, outro o plano espectral. O jogo The Medium trouxe isso em janeiro de 2021 e muitos o consideram inovador, mas ninguém sabe que Soul Reaver apresentou isso décadas antes.


Imagem promocional de Blood Omen 2: Legacy of Kain
Imagem promocional de Blood Omen 2: Legacy of Kain

Logo depois do lançamento de Soul Reaver 2, a Eidos Interactive retomou os jogos com foco em Kain. Com Blood Omen 2 Lançado em 2002Blood Omen 2 é a sequência direta do primeiro jogo. Você controla Kain novamente, mas desta vez em uma perspectiva de terceira pessoa. Kain acorda em um mundo desconhecido, com suas forças diminuídas e seus irmãos vampiros quase extintos. O jogo aborda assuntos completamente alheios a Soul Reaver e do primeiro Blood Omen, se afastando quase por completo de sua essência, porém apresenta alguns “vilões” chamados Hylden, que apareceriam em Legacy of Kain: Defiance.


Imagem promocional de Legacy of Kain: Defiance
Imagem promocional de Legacy of Kain: Defiance

“Defiance” é o quinto e último jogo da franquia. Lançado em 2003, este jogo permite que você controle ambos os protagonistas: Kain e Raziel. A medida que ambos vão se aprofundando nas histórias do passado de Nosgoth, descobrem que eles não foram os donos de suas próprias decisões e que uma “força maior” comandava a roda da vida e que eles foram marionetes em todos os acontecimentos desde os eventos de Blood Omen. No fim, Kain e Raziel estão ligados e não há vilões ou heróis. Um não existe sem o outro.


Acabou por aí? Oficialmente sim.


NOSGOTH


Imagem promocional de Nosgoth mostra dois clãs batalhando e ao centro da tela o logotipo do jogo
Imagem promocional de Nosgoth

Mas em 2015, Nosgoth foi lançado. Desenvolvido pela Psyonix e publicado pela Square Enix para PC por meio de distribuição digital (Steam e GOG), Nosgoth foi um jogo de ação multijogador gratuito do estilo MOBA. Ele é um spin-off de Legacy of Kain e se passa no universo fictício homônimo.


O jogo oferecia uma experiência de team deathmatch, mas com diálogos e enredo muito mais ricos do que os apresentados em Blood Omen 2. A trama explorava o período anterior à decadência dos vampiros de Kain, quando ainda eram seres complexos e não meros zumbis sem redenção. Os membros do Clã Razielim sobreviveram e lutavam ao lado de seus primos vampiros. Além disso, os humanos também desempenhavam um papel importante, lutando pela liberdade de suas cidades e para evitar serem caçados como alimento.


Nosgoth foi um fracasso, ficando disponível gratuitamente por apenas 7 meses. Foi um projeto independente, onde a maioria dos fãs de Legacy of Kain sequer o considera parte – e de fato não é. Foi um erro.


OS PROJETOS CANCELADOS DE LEGACY OF KAIN


Ao longo dos anos, inúmeros jogos e aprimoramentos foram cogitados, porém cancelados, mas dois títulos quase ganharam vida e foram cancelados com algum estágio avançado de produção: Legacy of Kain: The Dark Prophecy e Legacy of Kain: Dead Sun.


Legacy of Kain: The Dark Prophecy foi concebido como o sexto jogo da série e a sequência direta de Legacy of Kain: Defiance. Desenvolvido pela Ritual Entertainment, com assistência da Crystal Dynamics, o jogo estava em produção em 2004. Nele, o protagonista seria Kain, explorando o Reino Demoníaco e a mitologia dos Hylden em maior profundidade. A trama envolveria o Hylden Lord e Janos Audron.


Pouco se sabe sobre os eventos específicos do jogo, mas conceitos sugerem histórias paralelas com Kain alternando entre suas versões jovem (pós-Blood Omen 2) e mais velha (pós-Defiance).


A produção foi encerrada prematuramente, e o jogo nunca foi oficialmente anunciado pela Eidos Interactive.


Imagem promocional de Dead Sun mostrando um vampiro no centro e sobre ele o Título Legacy of Kain Dead Sun. Ao fundo o que parece ser a iris de um olho vermelho escuro.
Imagem promocional de Legacy of Kain: Dead Sun

Legacy of Kain: Dead Sun não agradou muito quando teve seus detalhes divulgados, pois apresentaria novos personagens. Desenvolvido pela Climax Studios para a Square Enix Europe, possuia um modo de jogo multiplayer online separado, desenvolvido pela Psyonix. Após três anos de desenvolvimento, o projeto foi cancelado em 2012. O modo multiplayer, foi então reimaginado e lançado como a bomba chamada Nosgoth.


Situado no futuro distante do mundo de Legacy of Kain, após os eventos de Soul Reaver e Legacy of Kain: Defiance. Os protagonistas eram Gein, um vampiro, e Asher, um humano, cujas almas se entrelaçavam enquanto exploravam Nosgoth.


Dead Sun teria um mundo aberto, combate cinematográfico, mas também elementos de exploração de masmorras, quebra-cabeças e encontros com chefes. O jogo exploraria temas religiosos e usaria mecânicas como o plano de existência alternante da série.


A RETOMADA


Anos e anos se passaram, são quase 20 anos de rumor, até que em maio de 2022, a Embracer Group adquiriu a Crystal Dynamics, a Eidos-Montréal, a Square Enix Montréal e um catálogo de propriedades intelectuais (IPs) da Square Enix Holdings. O acordo inclui franquias icônicas como Tomb Raider, Deus Ex, Thief e, claro, Legacy of Kain. O valor total da aquisição foi de US$ 300 milhões. Com essa compra, A Embracer Group fortaleceu sua posição como um ecossistema global independente de jogos e entretenimento, com foco em criar experiências de alta qualidade e expandir franquias existentes.


Captura de tela do exato momento em que Phil Rogers, CEO da Embracer fala sobre o questionário de Legacy of Kain. Ele está no lado esquerdo da tela enquanto que na parte direita tem o slide da apresentação com uma foto de Raziel, capa de Soul ReaverA
Phil Rogers fala sobre Soul Reaver em Report da Embracer

Em novembro do mesmo ano (2022), a Embracer Group lançou um questionário destinado aos fãs da série Legacy of Kain. O objetivo era avaliar o interesse da comunidade em um possível remake, reboot ou sequência da franquia. Surpreendentemente, eles receberam 100.000 respostas dos fãs, um número muito acima do esperado. Phil Rogers, CEO do 12º grupo operacional da Embracer, que inclui a Crystal Dynamics (criadora de Legacy of Kain) e a Eidos Interactive, afirmou: “Ouvimos vocês alto e claro”. Ele também mencionou que compartilharão atualizações sobre as possibilidades futuras para Legacy of Kain com os fãs. 


2024 - UM GRANDE ANO PARA LOK


A Embracer prometeu e realmente rendeu frutos. No dia 19 de julho, um livro ilustrado com Prequel de Soul Reaver foi anunciado e uma campanha de financiamento via Kickstarter está prestes a ser lançada. O livro se chamará "Soul Reaver: The Dead Shall Rise". Leia aqui. À parte disto, no dia 25 de julho foram avistadas estátuas de Raziel e Kain durante a San Diego Comic Con e junto a elas, plaquinhas com os dizeres Soul Reaver 1 & 2 Remastered.


Estátuas de Raziel e Kain lutando. Raziel estpa sobre um pilar empunhando sua espada espectral azul enquanto que Kain piando sobre pedras empunha sua espada em direção a raziel. As estátuas estão dentro de uma redoma de vidro em exposição numa feira de games
Estátua de Raziel e Kain durante a San Diego Comic Con

Encerro este artigo com uma sensação de que falta "coisa", mas é um sentimento de paz em saber que a história de Legacy of Kain não termina por aqui.


Tela de carregamento do jogo Soul Reaver. Fundo preto e texto preto com sombra externa verde escrito LOADING. Atrás do texto uma espiral verde.


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